Para conhecer o Ladrilho Hidráulico
O ladrilho hidráulico tem sua origem nos mosaicos bizantinos e foram muito utilizados durante o período vitoriano, nos castelos e prédios públicos por toda Europa, posteriormente introduzidos e popularizados na arquitetura das residências, chegando à América do Sul no final do século XIX.
Ornatos Nossa Senhora da Penha
A Fabrica de ladrilhos Ornatos foi fundada na década de 30, teve seu auge nas décadas de 40 e 50, mas a indústria do ladrilho hidráulico com seu processo artesanal ficou comprometida comercialmente, com o advento da indústria cerâmica com sua linha de produção automatizada, afetando todas as fábricas de ladrilhos hidráulicos que não tinham como competir em produtividade , prazos de entrega e custos de produção.
Restaurar e desafiar
Adquirimos a fábrica, no inicio da década de 80 e tínhamos como principal objetivo trabalhar com peças de restauro para edifícios que priorizavam sua história e sua conservação.
O mercado estava totalmente fechado e por muitas pessoas fomos aconselhados a desistir pois, as poucas fábricas de ladrilhos hidráulicos existentes, sobreviviam vendendo peças para áreas externas, como calçadas e rampas, com um produto que não atendia as normas técnicas e que estava totalmente depreciado perante os profissionais de arquitetura e decoração.
Para realizar os restauros, começamos um trabalho de pesquisa do material existente, buscamos por materiais remanescentes no Brasil e na Europa, investimos em treinamento de mão de obra e ferramental específico, desenvolvemos pigmentações e tonalidades submetidas a avaliações e normas técnicas de padrões internacionais para que houvesse perfeição das peças de restauro e poder atender a proposta do projeto do edifício tombado ou em processo de tombamento, em nosso portifólio mais recente, temos os seguintes trabalhos de restauro:
Se essa rua fosse minha
O restauro foi e continua sendo um sucesso e supera as expectativas nossas e dos clientes, mas entendemos que ainda teríamos um grande desafio pela frente que era tentar reintroduzir na arquitetura a utilização do ladrilho, algo que parecia distante e impossível dada à resistência do mercado. Apostamos num sonho e ideal incertos de que poderíamos retomar o mercado. Não era simplesmente um sonho sem bases concretas, tínhamos ao nosso lado a supremacia da qualidade do material e sabíamos da singularidade das peças para fazer do projeto uma obra de arte.